"O cenário das últimas semanas tem sido bem difícil para a lã, bem como para uma série de outros mercados de matérias-primas e, é claro, mercados de ações. O principal direcionador tem sido as preocupações vindas da Europa novamente sobre o euro, as preocupações de dívidas públicas na Grécia e isso derivou das eleições do país no dia 6 de maio. Com todas essas incertezas, o ambiente tornou-se bastante inóspito não somente para a lã, mas também, para outros preços de commodities e mercados de ações".
"Eu acho que ainda haverá muita volatilidade até que isso seja resolvido. A próxima eleição na Grécia será realizada no meio de junho. Eles não foram capazes de formar um governo após a última eleição e acredito que a incerteza e a volatilidade continuarão pelo menos até essa data e provavelmente ainda um pouco depois disso".
"Passamos exatamente por isso no ano passado, na segunda metade do ano, muita volatilidade e muita preocupação. As coisas, então, estabilizaram-se e os mercados de ações e preços de commodities melhoraram. Até que isso seja efetivamente resolvido e por um longo prazo, acho que veremos esses altos e baixos nos preços e nos mercados de ações em resposta às incertezas vindas do Euro".
A queda no dólar australiano "ajudou a suavizar o declínio nos preços da lã. O preço do dólar norte-americano caiu um pouco mais do que o preço do dólar australiano como resultado da desvalorização, mas isso somente suavizou, não tendo, infelizmente, parado de ser visto nos leilões".
Ele disse que, deixando de lado as preocupações de curto prazo, o congresso foi bem positivo. "Existe um grande interesse por parte dos varejistas e designers que fizeram apresentações no congresso da lã e interesse em usar o produto nas coleções. Houve muito sentimento positivo para o médio prazo e para os próximos dois, três ou quatro anos no lado da demanda e também houve um acordo universal de que precisamos continuar com o marketing e a educação dos consumidores".
A reportagem é do Abc.net.au, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: