O principal componente que contribuirá para o aumento previsto na produção de lã será o maior número de ovinos tosquiados durante o ano, 3,8% a mais, para 77,3 milhões de cabeças. Uma queda no peso médio do tosão de lã suja, de 0,7%, para 4,6 quilos por cabeça, deverá compensar levemente o crescimento no número de animais tosquiados.
O maior número de ovinos tosquiados em 2011-12 é reflexo da retenção de ovelhas mais velhas e de cordeiros, com os produtores aproveitando os recentes climas favoráveis, além dos fortes preços da lã, da carne de cordeiro e de carneiro.
Um benefício importante para a indústria de cordeiros e ovinos adultos é o aumento esperado de longo prazo no rebanho como resultado das recentes retenções. Com a oferta global de carne ovina ainda escassa, a demanda doméstica e global pelo produto muito boa e devendo crescer nos próximos anos, antecipou-se que os atuais preços bons deverão ser capazes de resistir ao aumento na oferta australiana.
A reportagem é do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
Luiz Vlademir Duzac Cardoso
Uruguaiana - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos de corte
postado em 17/11/2011
- Em nossa região, o anlize em relação a VR/kg Vivo é baseado na Australia e após o Mercado de São Paulo. Toda Lã bruta, é exportada para o Uruguai e assim a Europa.
-Os valores pagos à Lã estão Bons. conseguimos vender um pelego crú em até R$ 12,00 e a poucos anos atras queimavamos pelo motivo de não haver mercado quanto menos um valor comercial.
-Sempre acreditamos na ovinocultura, ¨¨¨E, para superar a crise devemos produzir aida mais e com qualidade ¨¨¨ O presente que temos é o valor do produto e a procura , a falta de produtores que abandonaram a atividade ovelheira.
-Acredito que o demanda da carne ovina permanecerá em alta por muito tempo e que o valor acompanhe a falta do produto.
*** Ficará melhor se conseguirmos vender nossos cordeiros para Europa e Asia ***