O SEMEANDO RENDA beneficiará diretamente 1.350 famílias em 48 comunidades rurais de 09 municípios do norte baiano nos segmentos de caprinocultura de leite e fruticultura. O intuito é contribuir na capacidade produtiva e de gestão, viabilizando a transição de pessoas/famílias e grupos em situações de vulnerabilidade e risco para situação de autonomia, garantindo acesso as condições mínimas de sobrevivência e elevação do padrão de qualidade de vida. Após 12 meses de árduo trabalho de campo, em busca da unificação de tecnologias para o desenvolvimento dos sistemas produtivos, tempo necessário para concluir o processo regularização das áreas realização de diagnostico e seleção das famílias beneficiadas teve início neste mês julho, a segunda etapa do projeto SEMEANDO RENDA.
Durante esta etapa do projeto estão sendo realizadas em Curaçá e Monte Santo, diversas atividades estruturantes de Implantação das Unidades Produtivas de Leite "UPL" tais como: construção de adutoras, construção de cerca para os bancos de forragens para caprinos, limpeza e preparo de solo das áreas que serão cultivadas e implantação de sistema de irrigação por gotejamento adaptado para a realidade de cada uma das 35 comunidades beneficiadas com o seguimento da caprinocultura leiteira, sendo 15 no município de Curaçá e 20 em Monte Santo. Também estão sendo realizadas atividades de capacitação dos produtores e continuidade dos trabalhos de ATER.
As execuções das atividades estão, a cargo do IDESA, das Associações locais e da bravura das famílias beneficiadas que de fato se empuderam do projeto e em forma de mutirão participam das atividades viabilizando a execução do Projeto.
As informações são do Instituto Desenvolvimento Social e Agrário do Semiárido, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Elbi Fernandes de Jesus
Cansanção - Bahia - Produção de ovinos
postado em 24/12/2012
aqui é o elbi fernandes de jesus cansanção. Olha sem sombra de duvida o projeto semeando renda tem tudo para melhorar a renda dessas familias envolvidas mas para isso aconteser precisa- se o cuanto antes renovar a proxima etapa do projeto, para que assim possamos junto com as familias e com a coordenação do projeto buscar novas alternaltivas para melhorar a renda das mesmas.