Após fazer o atendimento inicial na propriedade, com exames clínicos, necropsia e coleta de material para diagnóstico laboratorial, a equipe da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) encaminhou os animais ao CDP para avaliação clínica e patológica complementar, visando obter um diagnóstico definitivo. O diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres, afirma que esta atividade é rotineira na Bahia e a atuação conjunta da Adab com o CDP, pautada de todos os requisitos técnicos e legais necessários, é decisiva para promoção da segurança sanitária na pecuária baiana e da saúde pública.
No decorrer do ano a Adab encaminhou ao CDP caprinos e ovinos provenientes de mais três propriedades. Duas situadas no município de Casa Nova, cujo diagnóstico final foi intoxicação por planta tóxica com sintomatologia nervosa, enquanto que na terceira, localizada em Senhor do Bonfim, o diagnóstico final foi um surto de hemoncose em ovinos. A parceria também foi fundamental para o diagnóstico e notificação do primeiro caso de scrapie em ovinos registrado na Bahia, bem como a necropsia do segundo caso de mormo, este com o objetivo de colheita de material para diagnóstico anatomopatológico e isolamento da bactéria, que contou ainda com a participação da equipe de Patologia da Escola de Medicina Veterinária da UFBA e da Universidade Metropolitana do Salvador (Unime).
O Centro de Desenvolvimento da Pecuária tem disponibilizado suas instalações para os diversos treinamentos da Adab, como “os de colheita de materiais para diagnósticos laboratoriais, com mais de 120 médicos veterinários capacitados, os de capturas de quirópteros (morcegos) e de colheita de material nervoso para diagnóstico de raiva e encefalopatia espongiforme bovina, popularmente conhecida como Mal da Vaca Louca”, informou o coordenador do Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros, José Neder.
“Além do apoio aos diagnósticos requisitados, o CDP/UFBA vem cumprindo o seu papel na defesa sanitária sempre acionando a Adab para todos os casos suspeitos de enfermidade de notificação obrigatória detectados por sua equipe, conforme preconiza a legislação sanitária em vigor no país”, apoia o coordenador do CDP, Domingos Dias.
As informações são da Adab, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Virgílio José Pacheco de Senna
Santo Amaro - Bahia - Consultoria/extensão rural
postado em 13/11/2013
Parabéns toda Equipe do CDP /UFBA, Oliveira dos Campinhos, Santo Amaro Bahia, promovendo saúde publica com suas ações nas diversas áreas da Clinica de Ruminantes.