Um convênio firmado entre o governo do estado e a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Cacimba do Silva e Sertãozinho, no final do ano passado, possibilitou a contratação da equipe formada por três técnicos de nível superior (veterinário, agrônomo e administrador), seis técnicos agropecuários e três auxiliares de campo. Ela vai oferecer orientação tecnológica e gerencial aos produtores inseridos na cadeia produtiva da ovinocaprinocultura.
"A região de Juazeiro tem um enorme potencial na atividade da ovinocaprinocultura e o governo está aportando recursos para apoiar a atividade através de ações como assistência técnica, capacitação, comercialização, buscando melhorar toda a cadeia produtiva", disse o diretor de Apoio aos Territórios da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF), Wilson Dias.
O produtor e presidente da associação de Cacimba do Silva, Márcio Irivan, está otimista. "O nosso desejo é melhorar a nossa realidade, e com o trabalho que a equipe técnica vai desenvolver junto às propriedades rurais acreditamos que a nossa região vai mudar para melhor".
A Fazenda Icó é uma propriedade coletiva de 452 hectares adquirida por integrantes do Grupo Gestor das Associações Rurais de Barra Bonita e Região. Com finalidades educacionais, a fazenda possui hoje um laboratório de sanidade animal, centro de reprodução para caprinos e ovinos, sede de assistência técnica, e dois apriscos, que darão suporte a equipe de técnica que vai iniciar as atividades em março.
As informações são da Agência Sebrae de Notícias.
CARLOS ROBÉRIO DOS SANTOS ARAÚJO
Juazeiro - Bahia - Consultoria/extensão rural
postado em 11/02/2008
Importante enfatizar que o SEBRAE não esta fazendo Assistência Técnica, esta ação é realizada pelo Governo do Estado da Bahia através da Superintendencia de Agricultura Familiar e o Sebrae é parceiro desta iniciativa na capacitação/formação dos técnicos que estarão implantando, de forma inovadora para esta atividade, um novo modelo de Assistência, não mais meramente tecnicista e com um toque da Missão do Sistema Sebrae que é promover a educação empreendedora, baseado na Metodologia EDUCAMPO, através de consultoria gerencial e tecnológica, que aqui na Bahia estamos chamando de AGETEC.
Robério Araújo
Coordenador dos Projetos de Ovino, Caprino e Bovino
SEBARE/BA