Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

BA: produtores são capacitados para aproveitar o leite

postado em 26/02/2008

6 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Apesar da Bahia possuir o maior rebanho de caprinos do país, cerca de 4 milhões de cabeças, o leite de cabra é, muitas vezes, consumido pela família do produtor e seu excedente quase sempre desperdiçado.

Para mudar esse quadro, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) vem desenvolvendo, há mais de nove anos, no Centro de Profissionalização de Caprinocultores (Centrecapri), cursos profissionalizantes para a produção de queijos e demais derivados de leite de cabra.

Mais de 5 mil agricultores familiares já passaram pelo Centrecapri e comercializam seus produtos em Juazeiro e municípios vizinhos. Nos cursos também é enfatizada a higiene e os aspectos sanitários necessários.

As informações são da EBDA/BA.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários

Mário Cardoso de Albuquerque Neto

Natal - Rio Grande do Norte - Consultoria/extensão rural
postado em 28/02/2008

Devemos cada vez mais dar ênfase à produção e aproveitamento do leite caprino na região nordeste, pela importância na geração de renda que o produto proporciona, de forma mais imediata e constante se comparado com a carne.

O estado do Rio Grande do Norte tem atualmente grande atuação na área de assistência técnica e gerencial de pequenas propriedades rurais e foco especial na caprinovinocultura de base familiar.

O principal trabalho se dá pelo Projeto Aprisco, que atua diretamente com pequenos produtores da região semi-árida do estado e além de capacitação para as questões de manejo do dia-dia, leva ao criador questões como qualidade e novas possibilidades de uso para o leite.

Israel Nunes

Valente - Bahia - Produção de ovinos
postado em 28/02/2008

Caro Sr. Mário Cardoso

No município de Valente, semiárido baiano, o rebanho de caprinos é significante. Eu particularmente não o desenvolvo, por enquanto. Meu foco é a ovinocultura.

Tenho interesse em caprino, especificamente para a produção de leite. Nunca carne. Como o senhor coloca em destaque percebo que a experiência está dando certo. Gostaria que o Senhor me enviasse mais informações.
De preferência via email.

Desde já, agradeço

Israel Nunes

Mário Cardoso de Albuquerque Neto

Natal - Rio Grande do Norte - Consultoria/extensão rural
postado em 28/02/2008

Caro Israel, terei enorme prazer em enviar-te informações relevantes sobre a produção de leite caprino, assim como repassar um pouco de nossa experiência de sucesso em uma região similar à sua.

Jucinei dos Santos Martins

Juazeiro - Bahia - Consultoria/extensão rural
postado em 29/02/2008

Prezados Senhores,

Aqui na Bahia o Projeto APRISCO também está fomentando o desenvolvimento da caprinocultura de leite. O Sebrae tem conseguido uma concertação institucional envolvendo os atores da cadeia, assim como vem fazendo de maneira bastante eficaz com o segmento caprino e ovino de corte.

Diversas instituições ligadas ao setor vêm se reunindo e dando direcionamento aos trabalhos no apoio ao agronegócio da caprinovinocultura nas diversas regiões da Bahia; a exemplo do Abatedouro Frigorífico de Pintadas/BA; Rede Genética de Senhor do Bonfim/BA; Fazenda Icó - Juazeiro/BA; Complexo Agroindustrial de Jussara/BA; Centro de Reprodução de Andorinha/BA; Pulmão Verde - Ponto Novo/BA.

Foi formado um grupo à parte para trabalhar as questões da caprinocultura de leite e as discussões estão avançando, já tendo sido identificadas várias regiões produtoras de leite caprino na Bahia, onde estão sendo identificadas as demandas.

Jucinei Martins

jorge almir de oliveira mayer

Santa Maria - Rio Grande do Sul - pensionista do inss
postado em 06/03/2008

Olá amigos gostaria de saber onde encontrar animais para compra,com boa procedencia das raças saanen e lacaune para produção leiteira e fabricação de queijos.

Fico grato se puderem me informar,já entrei em contato aqui no RS com dois criatórios:um é o cabrastop, criador da raça saanen, e o outro é a cabanha dedo verde,criador da raça lacaune, mas gostaria de saber se existem outros.

Desde já agradeço pela sua atenção,um grande abraço e aguardo retorno.

Paulo José Theophilo Gertner

Lauro de Freitas - Bahia - Médico Veterinário
postado em 07/03/2008

Tive o prazer de conhecer o amigo Jucinei dos Santos Martins - Juazeiro - Bahia - Instituto de Fomento à Caprino-ovinocultura - ICO - Coordenador Técnico

Ele é de fato profundo conhecedor do semi-árido e da caprinocultura da região NE do Estado. Saudações companheiro, suas contribuições são sempre edificantes.
Inté...

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade