A iniciativa, que contempla ainda a compra de equipamentos, contará com recursos da ordem de R$16 milhões. De acordo com o superintendente da agricultura familiar da Seagri, Ailton Florêncio, o objetivo é adquirir cerca de 70 mil animais através de licitação, os quais serão distribuídos para 13,3 mil famílias de agricultores familiares do semi-árido baiano - beneficiados com o programa Sertão Produtivo.
"Será contemplado aquele agricultor familiar que estiver inserido no Bolsa Família, tiver pelo menos cinco hectares de terra e que se disponha a seguir as recomendações técnicas para ter acesso a esses animais", afirma. Segundo Ailton, cada grupo participante receberá cinco fêmeas, sendo que a distribuição dos animais ocorrerá em regime de doação rotativa. "Após 18 meses, quem recebeu fará a doação da mesma quantidade de animais para uma segunda família", explica.
Além da aquisição de matrizes e reprodutores, serão entregues também kits para ensilagem de forrageiras visando à reserva alimentar estratégica do rebanho durante o período de estiagem.
As informações são do Correio da Bahia.
Marcelo Emmanuel Silva
Ribeira do Pombal - Bahia - Técnico
postado em 14/01/2008
Excelente iniciativa do governo da Bahia.Além do incremento na renda das famílias benefificiadas, haverá um salto na qualidade produtiva do rebanho nativo, com a inserção de raças melhoradas e do manejo orientado.