A iniciativa beneficiou 60 famílias de 10 comunidades de Sento Sé, que receberam 300 fêmeas mestiças e 10 reprodutores Puro de Origem (P.O) da raça Dorper. Os animais são devidamente acompanhados e inspecionados por veterinários quanto às questões fenotípicas e sanitárias.
"O Governo do Estado é um aliado do pequeno produtor, fornecendo estrutura hídrica, manejo sanitário, assistência técnica e capacitação para garantir uma maior qualidade e produtividade do rebanho", afirma o secretário Estadual da Agricultura, Roberto Muniz. Além disso, muitos produtores encontram uma fonte de renda para a sua família nesta atividade, sendo um aporte fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar nos territórios. "O Governo do Estado está disponibilizando dois kits de inseminação artificial com oito mil doses, além dos animais", complementou o superintendente da Suaf, Ailton Florêncio.
As comissões municipais indicam as seis famílias beneficiadas por comunidade com total de 60 famílias por município. O impacto do melhoramento genético do rebanho na região é garantido pela distribuição dos animais em regime de doação rotativa, quando as famílias beneficiadas, nessa fase, doarão a mesma quantidade de animais para uma segunda família em até 18 meses.
Com recursos de R$ 13 milhões, o programa Sertão Produtivo integra o programa Terra de Valor para o estímulo à ovinocaprinocultura no semiárido baiano. O programa já atendeu 40% dos municípios com a distribuição dos 15,5 mil animais entre caprinos e ovinos das raças Anglo Nubiano, Boer, Dorper e Santa Inês. O Sertão Produtivo busca melhorar geneticamente os maiores rebanhos de caprinos e ovinos do Brasil. Além da distribuição de matrizes e reprodutores, são fornecidos kits de ensilagem, dentre outras atividades.
As informações são do Governo da Bahia, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: