Na solenidade, estiveram presentes junto ao Prefeito Isaac Carvalho e comitiva, representantes do legislativo, como o Vereador Agnaldo Meira, Tiano Felix e Crisóstomo Lima, além do secretário do SEAPA, Jorge Cerqueira, o secretário de serviços públicos, Eduardo Lopes e o secretário de Meio Ambiente e Ordem Pública, Edvan Gonçalves. Os parceiros também marcaram presença através das atividades dos stands, além da apresentação cultural realizada pelo grupo do IRPAA e as palestras.
Josivânia Santos, presidente do comitê das Associações de Massaroca disse estar satisfeita com o crescimento dos parceiros e de cada edição da feira que se realiza. “É notório o melhoramento genético dos animais expostos a cada feira, e o quanto as novas ideias, tecnologias trazidas aprimoram o trabalho do homem do campo. Em 2009 a prefeitura colocou esse projeto ativo, e só vem crescendo desde então”.
A feira deste ano apresentou uma nova ideia, apostar na palma como ração. “O programa ‘Palmas para Juazeiro’ será mais uma alternativa aos produtores para crescimento e abastecimento dos animais. Com a parceira pelo Banco do Nordeste, os produtores terão disponível um financiamento a fim de expandir e manter a criação”, disse o secretário do SEAPA, Jorge Cerqueira.
O prefeito Isaac Carvalho destacou a importância dos poços artesianos que têm sido instalados estrategicamente nos pequenos quintais, além das cisternas disponibilizadas. “Estamos melhorando o fornecimento de água para potencializar a atividade da caprinovinocultura, por isso temos o foco do trabalho na instalação dos poços. Isso proporciona o aumento da renda familiar e a qualidade de vida dos trabalhadores que é o objetivo maior da feira”.
Uma outra novidade que a VII Feira trouxe foi o cadastro nacional de formação social, onde os produtores terão acesso a previdência social. Durante a feira, todos puderam se cadastrar, e àqueles produtores que não marcaram presença, poderão se dirigir ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais para o cadastro. José Lindomar Pereira achou ótima a ideia e garantiu que a feira está melhor a cada ano. “Sou produtor há 32 anos e nunca faltei a feira. Tudo na feira acontece para facilitar tanto a comercialização como a troca de informação. A feira vem para somar ao trabalho do produtor novas formas de sustentabilidade”, disse José Lindomar.
As informações são do portal Sg.com, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
josé ricardo barreto da fonseca
Salvador - Bahia - Consultoria/extensão rural
postado em 11/07/2014
Está iniciativa serve de exemplo para o resto da Bahia, pois fortalece a economia e estimula os criadores via o intercâmbio com outros criadores, troca e/ou venda dos reprodutores e, assim vai as várias práticas e atitudes que fortalecem a cadeia produtiva da caprinovinocultura.a buscar novas maneiras de melhorar. Deixo aqui os parabéns a todos que se esforçaram para eventos como esse aconteçam, deixo aqui meu apoio ao IRPAA por suas técnicas de convivência com a seca e os criadores pela resistência e perseverança. Qualquer apoio estamos na SEAGRI / SUAF da Bahia - 71 3115-2864.
Abraço a todos.