Segundo nota da empresa, mais de dois terços dos recursos aplicados no Pronaf são via BB. Com saldo em carteira de R$ 12,5 bilhões na agricultura familiar, o banco tem 1,050 milhão de contratos realizados por cerca de 2,7 mil agências.
O gerente regional do BB em Maringá (norte do Paraná), Sebastião Santana Lima, afirmou que a exigência de reciprocidade é proibida. "Nós orientamos nossos gerentes e colaboradores a oferecer os serviços e produtos do banco, mas a venda "casada" ou exigência de reciprocidade é terminantemente proibida", afirmou.
Segundo ele, a agência de São João do Ivaí atendeu, na última safra de verão, 522 agricultores familiares, com a efetivação de 581 contratos - um agricultor pode pegar mais de um empréstimo.
"Desse total, apenas 39 produtores têm algum tipo de produto do banco, em uma prova que não houve irregularidades", argumentou, segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo.
Ricardo de Almeida Costa
Piedade de Ponte Nova - Minas Gerais - Produção de leite
postado em 21/08/2007
Sugiro ao MilkPoint que faça uma pesquisa com os leitores desse site, no sentido de levantar um percentual daquelas pessoas que fizeram algum empréstimo rural e, que, não foram obrigados a comprar algum produto do banco. Pago pra ver! O que o gerente regional do BB em Maringá, Sr. Sebastião Santana afirmou, todos nós produtores sabemos, que é proibida a prática da venda casada, mas, acontece que tem muito gerente por aí que ainda não sabe disso.