"Os Estados Unidos da América desde a sua independência sempre primaram pelos preceitos do associativismo que redundaram em fortes cooperativas e até de sindicatos. O povo americano tornou o país onde vivem em uma potencia econômica principalmente pelo trabalho em conjunto.
Eles tem um forte conceito da importância de toda a comunidade se unir e lutar em prol dos interesses desta comunidade e estes mesmos preceitos também sempre valeram em todos os setores econômicos da sociedade americana.
Já aqui debaixo do EQUADOR, talvez pelas filosofias que remontam desde o império portugues, temos que assumir que somos em nossa grande maioria, individualistas, imediatistas e colocamos os preceitos morais e éticos em prioridades secundárias. Duvidam?
Vejam vocês que fica fácil avaliar os outros e porque não até a nós mesmos, pensar em nossas atitudes diante de um guarda rodoviário nos flagrando em um delito, um fiscal do estado flagrando outro, um ingresso de um jogo de nosso time nas mãos de cambista, aquelas famosas taxas de agilização de documentação "para habite-se" , os dvd's, cds, roupas, todos sabidamente piratas, aquelas filas imensas e os relacionamentos pessoais valendo mais do que os morais e éticos etc,etc.....
Infelizmente o que temos visto nestes anos todos de ovinocultura é que as associações que vão para frente são aquelas que tiveram uma sorte estrondosa (famosa mosca branca) de terem em seus quadros, uma meia duzia de pessoas bem resolvidas financeiramente e por sorte ainda de serem éticas e de boa conduta moral e ainda com tempo para doar aos interesses comuns.
Infelizmente os exemplos de sucesso são ínfimos diante dos inúmeros insucessos de associações que simplesmente não prestam serviço algum aos associados. O que fazer se diariamente vemos em profusão nossos políticos que foram empossados por nós com único intuito de lutar pelos nossos interesses, com a maior cara lavada vem a público tentar justificar a farra das passagens aéreas compradas com o meu e o seu dinheiro, sendo distribuídas como santinho em quermesse? Portanto exemplos não faltam de que nossos problemas são culturais."
Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.
Envie seu comentário: