Alguns emergentes estão crescendo "mais rapidamente do que têm capacidade e precisam pensar suas próprias decisões independentemente dos EUA sobre que política adotar", disse Bernanke. "Acho que é inteiramente injusto atribuir o excesso de demanda nos mercados emergentes à política monetária dos EUA."
"O acontecimento mais importante globalmente é que o mundo está crescendo mais rapidamente, particularmente em mercados emergentes", afirmou Bernanke em resposta a uma questão após seu discurso no Clube Nacional de Imprensa. Esses países podem usar sua política monetária e ajustar as taxas de juro para lidar com seus problemas de inflação, acrescentou.
Bernanke disse que as limitações à oferta, causadas, por exemplo, pelo mau tempo, juntamente com o aumento da demanda são responsáveis por elevar os preços dos alimentos. O forte crescimento em economias emergentes estão tirando milhões de pessoas da pobreza e levando-as para a classe média, mudando seus hábitos alimentares, disse o presidente do Fed.
As informações são do jornal O Estado de São Paulo, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.
Envie seu comentário: