Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

BNDES apresenta linha para atividades rurais

postado em 17/06/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) dos Estados do Nordeste irão contar com recursos não-reembolsáveis do Fundo Social do BNDES, formado por uma parcela dos lucros do banco, no mesmo montante dos investimentos que possam fazer para desenvolver atividades produtivas nos municípios de menores Índices de Desenvolvimento Social (IDS) e de Desenvolvimento Municipal (IDM). No projeto piloto, iniciado em 2007, no Ceará, foram aplicados R$ 2,5 milhões pelo Estado e o mesmo volume pelo banco. Para estreitar o compromisso dos APLs, eles também contribuem com um valor inferior a 10% do total necessário. "Não temos limites para desembolso, vai depender da capacidade de investimento de cada Estado", afirma Eduardo Lins, gerente do Departamento de Economia Solidária da área de inclusão social do BNDES.

Depois do Ceará, o banco está apresentando a proposta à Pernambuco e ao Piauí. O primeiro edital do Ceará beneficiou 44 projetos e o Estado já prepara um segundo edital, onde aportará R$ 4 milhões do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. Segundo Lins, a maior parte dos projetos têm sido aprovados em atividades rurais como caprinocultura, agricultura, apicultura e artesanato - as mais comuns nos municípios mais pobres.

Para ter acesso aos recursos, os interessados são incentivados a formar cooperativas e associações e a aproximarem-se de universidades e instituições como a Embrapa, Emater ou Sebrae - que podem orientá-los a elaborar um projeto em condições técnicas de ser aprovado e acompanhar sua execução. "Essas instituições ajudam a construir um projeto, mas priorizamos os que podem ser autosustentáveis", ressalta o gerente.

As informações são da Agência Sebrae, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade