Para Magno, os fatores que colocam o Brasil em destaque são o baixo preço da terra, avanços tecnológicos necessários para o desenvolvimento lucrativo, e tradição no sistema produtivo. “Muitos países não têm clima favorável, ou terras”, explicou. O Brasil atualmente produz 80 mil toneladas ao ano, incluindo a produção formal e uma estimativa da informal.
Experiência internacional
O pesquisador Carlos Lacerda, da Universidade Federal da Bahia, analisou a cadeia de ovinocaprinocultura no mundo. Em sua maioria, esses países tem poucas instituições que regulam. Há promoção dos produtos e incentivo ao consumo. “Um detalhe importante é que quem lidera a cadeia são os produtores e a indústria em igual importância”, explica Lacerda.
Há uma preocupação intensiva com o uso de novas tecnologias e melhoria de matrizes. Outro ponto em destaque, segundo Lacerda, é a transparência no negócio. “Todos os números são transparentes e acessíveis. Cada produtor sabe exatamente o quanto custa e o quanto de lucro é possível no negócio”, disse.
As informações são da Assessoria de Comunicação Social do MDIC, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Hildo R C Azevedo Neto
Petrolina - Pernambuco - Produção de caprinos de corte
postado em 12/12/2013
Precisamos de mais empresas (investimento) e formalidade no setor para podermos organizar a cadeia como um todo. Hoje, a maioria, só se interessa por terminação, não existe investimento em cria. Isso por ser uma cadeia extremamente desequilibrada. O Brasil é extremamente eficiente com gado e ainda está engatinhando em relação a ovinos e, principalmente, caprinos. Pelo menos essa é a visão que tenho do NE.