Segundo o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV/SDA), Ricardo Cavalcanti, é importante conhecer o sistema de controle do bloco europeu. “Hoje nos foi apresentado o trabalho realizado por eles no controle de saúde de animais e plantas. Chegamos à conclusão que estamos no caminho certo, já que nosso serviço de inspeção é muito parecido com o da UE”, disse.
No encontro, autoridades do Mapa também apresentaram à delegação o Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal brasileiro (SIGSIF). Cavalcanti informou que o Ministério da Agricultura passa por um aperfeiçoamento do SIGSIF. “O processo de revisão do controle de qualidade deve ser constante, não podemos acomodar. Estamos criando um Comitê de Boas Práticas – que vai ajudar na confecção de leis regulatórias”, ressaltou.
Além das reuniões com as autoridades agropecuárias, os fiscais federais recebem durante toda a semana um treinamento em auditoria e no Sistema de Controle Sanitário e Fitossanitário Europeu (TRACES).
A matéria é do MAPA, adaptada pela Equipe MilkPoint
Envie seu comentário: