O governo chinês ordenou a limitação das atividades de alguns setores da indústria, como fabricantes de aditivos nutricionais, 60 dias antes do início dos jogos para melhorar a qualidade do ar no período.
"Vamos assinar um memorando de entendimentos com os chineses para tentar diminuir a burocracia das exportações deles para cá. A China já disse que, para evitar desabastecimento, teremos que antecipar encomendas, mas a indústria de lá não tem capacidade. A situação vai ficar apertada", diz Ariovaldo Zanni, diretor-executivo do Sindirações.
Com produção e exportações crescentes de carnes bovina, suína e de frango nos últimos anos, o Brasil já é o terceiro maior produtor mundial de alimentação animal. Em 2007, foram 54 milhões de toneladas, volume inferior ao de Estados Unidos (153 milhões) e China (96 milhões)
Com a baixa oferta de insumos para fabricação e demanda crescente, a ração animal segue com preço ascendente. Em abril, segundo o Sindirações, registrou-se um aumento de 35% em relação ao registrado no fim do ano passado e mais de 80% maior que o de dezembro de 2006
As informações são do Valor Econômico.
Envie seu comentário: