O objetivo do grupo é produzir um relatório que ofereça sugestões para a melhoria das ações do serviço veterinário que abrange desde a formação do médico-veterinário nas universidades até a sua atuação no campo.
Dentre os estados brasileiros visitados estão: Roraima, Amazonas, Pará, Maranhão, Paraná, Santa Catarina, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
De acordo com o diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Guilherme Marques, a equipe avaliou satisfatoriamente os serviços sanitários no Brasil e apresentou alguns pontos de melhoria, tais como: a necessidade de incrementar recursos humanos e financeiros, maior controle sobre a saúde pública em nível municipal e uma forma de avaliar os recém-formados antes de conceder-lhes autorização para o exercício profissional.
“São atividades que estão inseridas no projeto e que serão executadas com o intuito de fortalecer ainda mais o nosso serviço e que também serão aplicadas nos países membros do Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul (CVP), que engloba a Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Chile e Uruguai. A intenção é melhorar as ações já utilizadas na região, conferindo ainda mais a almejada transparência”, afirma Marques.
As informações são do MAPA.
Fernando Melgaço
Goiânia - Goiás - Mídia especializada/imprensa
postado em 05/03/2014
E uma forma de avaliar melhor os recém - formados, para que possam prestar serviços veterinários de melhor qualidade.
Acho que esta avaliação é de suma importância para que se tenha profissionais realmente competentes, valorizando assim a nossa profissão.
Atenciosamente,
Fernando Melgaço.