Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Bruno F. Sales Santos: "Não temos informações confiáveis sobre a atividade e uma série de outras necessidades que urgem no setor".

postado em 15/12/2011

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Bruno Fernandes Sales Santos, produtor de ovinos, mestre em zootecnia, da Aries Reprodução e Melhoramento Genético Ovino - Abacus BioLimited e o médico veterinário e colunista do FarmPoint, Daniel de Araújo Souza de Fortaleza/CE enviaram seus comentários ao debate proposto pelo FarmPoint "Qual será o principal desafio para a ovinocultura brasileira em 2012?"Abaixo leia as cartas na íntegra!

Bruno - "Gostaria de parabenizar o FarmPoint mais uma vez pela iniciativa de fomentar discussões sobre assuntos importantes. Acredito que todos os tópicos podem ser considerados grandes desafios da ovinocaprinocultura no Brasil e não apenas para 2012!

Gostaria de destacar realmente o planejamento da atividade como o passo inicial para que se atinja o alvo principal que é a estruturação da cadeia produtiva. Todo o negócio começa com um plano de negócios, pelo menos os de sucesso, e é fundamental que todos nós enxerguemos a atividade como um grande negócio que pertence à toda sociedade. Para isso, produtores, técnicos, processadores e demais envolvidos devem estar comprometidos com a gestão das propriedades e controle de custos, pois todos os negócios também devem ser economicamente viáveis. Assim, gera-se receita que sustenta cada um dos elos da cadeia e os elos como um todo.

Todo este trabalho começa com o mais urgente dos desafios, a união dos produtores! Como é difícil a comunicação entre as pessoas, trabalhar em conjunto, cooperar, contribuir e etc. Apesar da atividade ser, sem dúvida, um ponto de amizade e troca de informações, pouco temos feito em termos de produção efetiva, reuniões técnicas objetivas com metas e prazos.

Não temos informações confiáveis sobre a atividade e uma série de outras necessidades que urgem no setor. E todos precisam se comprometer mais, produtores, técnicos, pesquisadores, processadores, distribuidores e, principalmente, os consumidores.


Daniel - "Todos os tópicos são importantes e confluem para um sistema agroindustrial mais sólido, dinâmico e eficiente. Como é o consumidor que sustenta toda a cadeia produtiva e diante do fato do consumo ter diminuído em função da redução no fornecimento uruguaio e na dificuldade de se aumentar a produção doméstica, acho que o ponto principal é aumentar a escala de produção, liberando para o mercado uma maior quantidade de produto com melhor qualidade.

Com isso, é possível manter a chama acesa (consumo), enquanto os outros pontos podem ser desenvolvidos de forma simultânea, pois são necessidades reais para se obter eficiência na atividade e, logo, pré-requisitos do sucesso econômico".


E você? Qual é a sua opinião sobre esse assunto? Participe deixando um comentário "clicando aqui!"

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade