"Olá a todos e parabéns a equipe FarmPoint pela iniciativa desta discussão.
Concordo com a opinião dos leitores desta pesquisa e gostaria de expor a minha opinião. Acredito que os maiores desafios para a ovinocaprinocultura em 2010 sejam:
1 - Quebra imediata do círculo vicioso que perdura há décadas na atividade
A atividade não se consolida por que não existe produção com oferta e qualidade suficiente para abastecer a cadeia ou os criadores não produzem em quantidade e qualidade necessária por que a cadeia não está consolidada? Estamos sempre presos ao mesmo ponto, não tenho como produzir por que não tenho para quem vender em quantidade por um preço que justifique economicamente a atividade. Ou ainda, não tenho como comprar o ano inteiro ou comprar toda sua produção pois sua qualidade oscila, a oferta não é suficiente e assim não tenho como estabelecer volumes adequados ao mercado consumidor. Quebremos este círculo, produzamos adequadamente e todos juntos trabalhemos para que exista garantia de escoamento da produção por preços justos e que beneficiem aqueles que produzem melhor.
2 - Elevação da eficiência produtiva global da propriedade de produção de ovinos e caprinos
A única maneira de obter retorno econômico adequado com tais atividades é sendo eficiente na produção e trabalhar com alta produtividade na produção de alimentos, eficiência reprodutiva, melhoramento genético, nutrição, pastagens e etc. É importante que cada produtor atinja um alto nível de produtividade (kg cordeiro/ovelha/ano ou kg cordeiro/ha/ano). As associações, os criadores de elite, os criadores de animais para abate, técnicos, empresas do setor, governo e etc. devem estar conectados e voltados para esta finalidade, deixemos um pouco de lado as vaidades e tentemos lutar por nossa atividade com um pouco mais de seriedade.
3 - Planejamento e investimentos adequados ao longo da cadeia produtiva
Precisamos urgentemente de estatísticas acuradas sobre o setor. É preciso que os órgãos governamentais e associações invistam para promover o setor com seriedade, divulgando as características positivas dos produtos, auxiliando o produtor, o terminador, o processador, o comerciante, o fornecedor e o consumidor a planejar estrategicamente suas ações, disponibilização de crédito e suporte de gestão de maneira a tornar as propriedades em verdadeiras empresas lucrativas. A capacitação profissional de técnicos e da mão de obra é um fator imprescindível para que a ovinocaprinocultura se tornem atividades que exerçam suas funções sociais e econômicas. Planejar a ovinocultura com base nas informações e dados muito bem trabalhados é fundamental para que profissionalizemos nossa atividade.
Na minha opinião estes desafios são lançados não apenas para 2010 mas para a atividade até que consigamos atingi-los."
Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.
Envie seu comentário: