A pesquisa mostrou que 31% dos produtores esperam que a economia rural piore durante os próximos 12 meses, menos que os 44% da última pesquisa e mais que os 12% do mesmo período do ano anterior. Somente 18% esperam uma melhora comparado com 33% do ano anterior.
Os produtores estão divididos em suas razões para esperarem essa piora – um terço citou o aumento do dólar neozelandês e um terço os mercados e economias externas, com apenas menos de um terço citando os menores preços das commodities. Outras razões citadas incluíram menores preços dos cordeiros e dos lácteos, após um período de preços e condições climáticas relativamente bons na estação anterior.
Aqueles que esperam uma melhora mencionaram a seca nos Estados Unidos e as ofertas relativamente escassas de alimentos como tendo efeitos positivos para os exportadores neozelandeses.
Os produtores de ovinos e bovinos foram os mais pessimistas: mais da metade espera que o desempenho de seu negócio rural piore e somente 10% espera uma melhora. Os produtores de ovinos responderam aos menores preços pagos pelos cordeiros em 2012-13. Isso foi sinalizado no começo do ano e reforçado com os preços dos cordeiros caindo 25%-30% durante os primeiros dois meses da nova estação, disse o diretor executivo do Rabobank New Zealand, Ben Russell.
As condições de clima seco também reduziram a confiança nesse trimestre, com expectativas de que isso possa piorar no verão. Os números de bovinos e ovinos abatidos já estão altos devido às condições de seca que prevaleceram particularmente na Ilha do Norte, disse Russell. A parte superior da Ilha do Norte foi a mais afetada, com 70% dos produtores dessa região considerando condições muito secas, enquanto cerca de três quartos dos produtores da Ilha do Sul consideram a umidade do solo como “boas”.
As intenções de investimento melhoraram, com 27% esperando aumentar os investimentos rurais durante os próximos 12 meses, comparado com 20% na pesquisa anterior. As melhoras foram direcionadas principalmente pelos produtores de leite e horticultores, com cerca de um terço de cada setor esperando aumentar seus investimentos.
A reportagem é do www.odt.co.nz, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: