Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Cai confiança de produtores neozelandeses para 2013

postado em 28/12/2012

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

As piores condições econômicas, combinadas com condições climáticas secas, impactaram na confiança dos produtores rurais neozelandeses, particularmente no setor de ovinos e bovinos. O último relatório trimestral do Rabobank com a pesquisa sobre confiança rural mostrou que a confiança entre os produtores rurais da Nova Zelândia melhorou levemente em dezembro, mas permaneceu negativa pela quarta pesquisa consecutiva.

A pesquisa mostrou que 31% dos produtores esperam que a economia rural piore durante os próximos 12 meses, menos que os 44% da última pesquisa e mais que os 12% do mesmo período do ano anterior. Somente 18% esperam uma melhora comparado com 33% do ano anterior.

Os produtores estão divididos em suas razões para esperarem essa piora – um terço citou o aumento do dólar neozelandês e um terço os mercados e economias externas, com apenas menos de um terço citando os menores preços das commodities. Outras razões citadas incluíram menores preços dos cordeiros e dos lácteos, após um período de preços e condições climáticas relativamente bons na estação anterior.

Aqueles que esperam uma melhora mencionaram a seca nos Estados Unidos e as ofertas relativamente escassas de alimentos como tendo efeitos positivos para os exportadores neozelandeses.

Os produtores de ovinos e bovinos foram os mais pessimistas: mais da metade espera que o desempenho de seu negócio rural piore e somente 10% espera uma melhora. Os produtores de ovinos responderam aos menores preços pagos pelos cordeiros em 2012-13. Isso foi sinalizado no começo do ano e reforçado com os preços dos cordeiros caindo 25%-30% durante os primeiros dois meses da nova estação, disse o diretor executivo do Rabobank New Zealand, Ben Russell.

As condições de clima seco também reduziram a confiança nesse trimestre, com expectativas de que isso possa piorar no verão. Os números de bovinos e ovinos abatidos já estão altos devido às condições de seca que prevaleceram particularmente na Ilha do Norte, disse Russell. A parte superior da Ilha do Norte foi a mais afetada, com 70% dos produtores dessa região considerando condições muito secas, enquanto cerca de três quartos dos produtores da Ilha do Sul consideram a umidade do solo como “boas”.

As intenções de investimento melhoraram, com 27% esperando aumentar os investimentos rurais durante os próximos 12 meses, comparado com 20% na pesquisa anterior. As melhoras foram direcionadas principalmente pelos produtores de leite e horticultores, com cerca de um terço de cada setor esperando aumentar seus investimentos.

A reportagem é do www.odt.co.nz, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade