No encontro, foi ressaltada a importância da criação de comitês estaduais para discutir o Plano Nacional de Saúde Animal (PNSA), já que o setor considera a sanidade fundamental para o desenvolvimento da cadeia produtiva.
À tarde, na mesa-redonda "Perspectivas para a Ovinocaprinocultura Nacional", os representantes do setor analisaram experiências de frigoríficos, ações de crédito desenvolvidas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e dados sobre o mercado de carnes de ovinos e caprinos. "Em dezembro de 2007, abatemos cerca de 60 animais no nosso frigorífico e, em novembro deste ano, o número subiu para 800 animais, em decorrência da adoção do selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE). A nossa meta é obter o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que aumentará, ainda mais, a abrangência no mercado", explicou a diretora do Frigorífico Estância do Celeiro, em Mato Grosso, Cristiane Rabaioli.
De acordo com Francisco Costa, a mesa-redonda sobre ovinocaprinocultura já foi realizada nas regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste e a expectativa é desenvolver o projeto nas demais regiões em 2009. "Isso será fundamental para definir o perfil nacional das cadeias produtivas, difundir as experiências nos estados e buscar soluções para os principais gargalos", enfatizou.
As informações são do Mapa, adaptadas pela equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: