Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Câmara debate melhoramento genético de ovinos

postado em 02/04/2009

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A criação de um Programa Nacional de Melhoramento Genético de Ovinos é uma das prioridades da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos, que se reuniu, nesta quarta-feira (1), em Brasília. Entre as ações que poderão ser implementadas no projeto estão o controle reprodutivo e produtivo, avaliações de desempenho individual de reprodutores jovens, treinamentos de inspetores e técnicos, bem como a formação de um banco de DNA.

De acordo com o presidente da Câmara, Francisco Edilson Maia da Costa, o próximo passo será buscar parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (Arco), para que esse projeto comece ainda em 2009 e beneficie a sociedade brasileira. "No setor de caprinos, temos um consumo de subsistência, que está com a maior parte do rebanho no Nordeste, mas já estamos crescendo no Paraná e Mato Grosso", ressaltou.

Além do melhoramento genético, a Câmara tem como meta para 2009 a formatação de um perfil nacional da cadeia, com o objetivo de identificar os principais gargalos do setor, a capacitação técnica e a diminuição dos tributos.

As informações são do Mapa, adaptadas pela equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Anisio Ferreira Lima Neto

Teresina - Piauí - Pesquisa/ensino
postado em 09/04/2009

Execelentes ações, mas precisamos refletir sobre os dois segmentos com bastante profissionalismo, fazendo um leitura macro da taxa de desfrute do rebanhos Caprinos e Ovinos, tanto no Nordeste, em especial, pelo que representa seu quantitativo de rebanho, tanto nas demais regiões pelo seus meritos gerenciais e de desempenhos de produtividade, tentando desta forma construirmos um modelo de desempenho para nosso rebanho, onde pela diversidade climática, cultutural e social de nosso Brasil, nos faz buscar de forma pessoal e imparcial este modelo.

Tecnologia temos em sobra, mas sua aplicação ainda deixa a desejar muitas unidades produtivas de nosso Brasil, e isto é apenas uma das questões do setor ligado a produção, e a partir dos outros elos da cadeia: Carne (abate clandestino, concorrência com os produtos importados, aumento do consumo e irregularidade de oferta), Leite (baixo consumo, oferta irregular, sub exploração de nosso rebanho), Pele (baixo preço, baixa qualidade, aliquota para importação zerada), surgem outros questionamentos que como produtor e técnico temos que analisar, pois atividades que tratam pontos isolados, embora importantes, não produzirão os resultados economicos esperados.

Parabens pelo trabalho de nossa Câmara Setorial, ainda temos um orgão que debate na "Corte" nossos interesses.

Anisio F. Lima Neto- Med.Vet.,M.Sc., Criador de Caprinos-Teresina-PI

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade