A proposta inclui, também, a mudança da Razão Social da Embrapa Caprinos e Ovinos para Centro de Pesquisas de Caprinos e Ovinos. "Isso aumenta a responsabilidade e, ao mesmo tempo, cresce no que diz respeito à referência de pesquisas e trabalhos relacionados ao setor", enfatizou o chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, Evandro Vasconcelos Júnior.
Discussões sobre o mercado externo também estiveram na pauta da Câmara. O rebanho brasileiro de caprinos e ovinos é de 25 milhões de cabeças, sendo que aproximadamente 17 milhões estão no Nordeste e são voltadas para a subsistência. Acontece que a carne tenra caiu no gosto do consumidor, entrou para o cardápio dos principais restaurantes e nas grandes redes de supermercado. Com esse aumento de demanda por produtos de qualidade, a saída foi partir para a compra do produto no exterior.
Para o setor, essa necessidade de importação é uma clara sinalização de que a atividade precisa crescer. Para isso, a Embrapa está trabalhando em um Plano Nacional de Capacitação dos produtores.
As informações são do MAPA, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: