"Nos últimos cinco anos, três dos grandes campeões nacionais foram animais aqui da região, o que deve acontecer mais uma vez neste ano. Além do investimento e do trabalho dos primeiros criadores da raça há mais de 30 anos, atualmente nós utilizamos o melhoramento genético para aperfeiçoar a qualidade dos animais", ressaltou o criador Henrique Medeiros.
De acordo com a gerente da Agência Sebrae em Pombal, Ana Maria Ribeiro, a caprinovinocultura representa uma grande possibilidade de desenvolvimento local. "O setor se consolida e aquece economicamente a região. Por isso é importante que os criadores contem com a parceria das instituições com representação local", ressaltou.
Leilão
No último dia da 10ª Feira de Animais, evento integrado ao projeto "Pombal expõe seu potencial", que entre 12 e 14 de julho, reuniu criadores de ovinos e caprinos do Brasil interessados em investir na raça Santa Inês, houve o 2º Leilão Terra de Campeões. Foram 67 lotes vendidos a produtores vindos de estados como Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, entre outros, movimentando a economia da região com animais vendidos ao valor de R$ 10 mil a R$ 30 mil.
O leilão foi promovido criatórios Rebanho Catolezinho, Fazenda Caiçara e Agromasa, além de entidades parceiras. "Trata-se do maior leilão nacional da raça Santa Inês, por isso costuma atrair criadores de vários estados", afirmou o criador Lavoisier Paixão.
Lindolfo Felinto de Almeida Filho
Ouro Preto do Oeste - Rondônia - Consultoria/extensão rural
postado em 20/07/2007
Assisti o leilão pelo canal "Terra Viva", uma maravilha. Sou filho de pombal e resido no Estado de Rondônia, como sou apaixonado pela caprinovicultura sempre acompanho tudo que está relacionado com o assunto. Gostaria de parabenizar os meus conterrâneos criadores pelo o excelente trabalho para o sucesso da caprinovicultura.
Lindolfo Filho.