"É necessário identificar as principais limitações e estabelecer políticas públicas específicas, que viabilizem o fortalecimento, a reestruturação e a integração da produção", defendeu a deputada.
O rebanho nacional de ovinos é estimado em torno de 14 milhões e o de caprinos 10 milhões. Jusmari informou que o consumo nacional de carnes caprinas e ovinas está abaixo de 1Kg/hab/ano, sendo limitado pela oferta irregular ao longo do ano.
"A demanda mundial é crescente e isso significa uma grande oportunidade de produzir e ofertar produtos de qualidade, ecologicamente corretos", argumentou a ruralista.
As informações são da Agência CNA.
Paulo José Theophilo Gertner
Lauro de Freitas - Bahia - Médico Veterinário
postado em 09/08/2007
Ficamos felizes quando vemos manifestações dos representantes públicos em prol da atividade econômica que pode certamente trazer uma revolução as pequenas, médias e grandes propriedades nos trópicos.
Jusmari é de uma região que tem todo o potencial edafo-climático, sub-produtos da agricultura e parque industrial frigorífico já instalado. O oeste da Bahia pode aumentar em 50% o plantel baiano em 10 anos, dos atuais 3,5 milhoes para 5 milhões de ovinos. Mas incremento este não somente do ponto de vista quantitativo mas qualitativo, com produtividade de carne e produção de couro em níveis economicamente viáveis como poucos setores na agropecuária nacional e principalmente nordestina.
Que os técnicos sejam então convocados e que as instituições públicas e privadas passem a agir em sintonia, de modo que as ações sejam sentidas da roça à gôndola dos supermercados brasileiros. E que estas tão sabidas previsões para o setor não se percam como mera especulações intelectuais, pois o que ja se tem visto é a realidade batendo as portas!