"Prezado Nei Antonio Kukla,
Se o mercado exige cordeiro terminado em confinamento, por exemplo, o produtor para fornecer seu produto terá que terminar os animais assim ou procurar outro mercado.
As empresas podem ter como estratégia exigir cordeiros em confinamento para melhorar e padronizar a carcaça e musculosidade.
Outro fato importante é que não é em todo o Brasil que conseguimos terminar em pastagem com bom desempenho, em curto tempo e a custo baixo. Em muitos locais não há pasto de inverno que pode usar na sua região ou na do estudo acima.
Então, em alguns casos o confinamento pode ser indicado e até mesmo ter melhor resultado econômico por questões ambientais, uso de subprodutos como alimento, locais de terra com preço elevado, para manter a oferta de carne mais constante ao longo do ano, entre outros.
O que deve-se pensar é o seguinte: empresas que exigem animais terminados em confinamento exclusivamente pagam por isso? Esses produtores que fornecem para elas deve ter muito bem controlado seu custo de produção para comparar o gasto com o recebido e verificar se compensa investir em tal prática.
O outro caso é a empresa ter a estrutura para terminar nas suas instalações e abater no momento e no padrão que querem. Nesse caso também o produtor tem que saber quanto cada animal custou para ele até aquele momento de vender para engorda e avaliar se o que está sendo pago compensa mesmo. Veja que a empresa vai "assumir" o animal na fase final, o tempo de permanência com eles é menor e com isso o risco também pode ser menor, assim como o custo. Para a empresa pode compensar investir alguns dias na terminação e ter garantia de produto no padrão que desejam com certeza de "entrega" para abate conforme o cronograma pré-estabelecido. Com certeza a empresa sabe o custo de produção para ela, diferentemente de muitos produtores que não sabem seu custo e assim até perdem poder de negociação com essas empresas!
Então para saber o resultado real, somente fazendo os cálculos para venda de animais terminados e animais para serem terminados!
Acho que é possível escrever um artigo sobre esse tema, pois há muito a comentar!"
Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.
Envie seu comentário: