Depois de quase dez anos e de um tímido começo, a Carneiro & Cia, do empresário Jorge Calfat, tem mais de 750 distribuidores em todo o país e vende de 18 a 20 toneladas por mês de 16 cortes diferentes de cordeiro, além de lingüiça, hambúrguer e carpaccio. Os compradores são, em sua maioria, restaurantes e hotéis que, aos poucos, vêm substituindo a carne importada do Uruguai pelo produto nacional, mas começam a crescer também as vendas em supermercados.
Mas um hábito atrapalha ainda a expansão desse tipo de carne: o brasileiro aprecia a carne no restaurante, mas ainda se sente inseguro para prepará-la em casa. Por isso, a 4ª Feira Internacional de Caprinos e Ovinos (Feinco 2007), de 13 a 17 deste mês, em São Paulo, está investindo em um espaço gastronômico gratuito, a Cozinha Interativa Feinco/Savana, para que os chefes ensinem a arte de se preparar um bom cordeiro.
Enquanto isso, nos cardápios dos restaurantes não faltam opções de cordeiros e até cabritos e carneiros. E tem até comida fast food: a hamburgueria paulistana General Prime Burger adotou com sucesso o hambúrguer de cordeiro, servido com molho de iogurte e hortelã.
As informações são de Regina Neves, da Gazeta Mercantil.
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