Um dos entraves da cadeia produtiva de carne de cordeiro no Brasil é a dificuldade da indústria e/ou organizações de produtores em atrair o gosto do consumidor, convencer o mesmo de que a carne de cordeiro tem qualidade e que pode ser consumida no dia-a-dia como as demais carnes de origem animal. Além disso, existe a dificuldade em atender o mercado de forma constante e com produtos padronizados.
O consumidor de grandes centros urbanos tem dado preferência a produtos com garantias de origem, controle de qualidade e cortes padronizados, para que assim sinta-se seguro ao adquirí-los.
Nesse sentido, uma alternativa apontada para estimular o consumo seria a criação de marcas pelas indústrias, cooperativas e associações.
Nesse sentido, considerando as principais ações que poderiam trazer fortalecimento para a demanda interna de carne ovina, o FarmPoint deseja saber sua opinião quanto ao movimento de criação de marcas de carne ovina no Brasil.
Essa iniciativa seria uma das soluções para organização do setor, fortalecendo o mercado interno e impulsionando a demanda por carne ovina? Por favor, deixe sua opinião no box de cartas, abaixo, explicando seu ponto de vista.
Iremos reunir as respostas e publicar um artigo em destaque. Desde já, muito obrigado pela participação.
Equipe FarmPoint
renan antonelli mendes
Pirassununga - São Paulo - Estudante
postado em 21/10/2009
Bom dia,
Realmente precisamos aumentar a demanda de carne ovina, mas este atitude a meu ver necessitaria de uma grande mudança na produdução, como foi dito no texto. Ainda há muita dificuldade em atender o"mercado de forma constante e com produtos padronizados".
Pelo menos no estado de São Paulo, o aumento do consumo do produto não seria um tiro no pé, estimulando a importação de carne?. Lembrando que não conseguimos suprir nossas demandas internas.