Uma parceria desenvolvida entre os proprietários da Fazenda Pé na Serra, Paulo Holanda e sua esposa Everani, e os artesãos resultou na criação da Associação Pé da Serra, onde são feitos produtos de decoração, como tapetes, pufes, caminho de mesa, almofadas, sandálias.
Na época, os caprinos e ovinos que eram abatidos na fazenda tinham sua pele jogada fora. Seu Paulo Holanda passou a vender a pele, que era desperdiçada, já limpa para os artesãos por um preço abaixo do mercado, oferecendo assim matéria-prima em abundância, além de apoio técnico.
Hoje, os animais são abatidos no frigorífico. A pele é levada para um curtume em Fortaleza, onde o couro recebe um tratamento de limpeza. A matéria-prima volta para Quixadá em ponto de ser trabalhada pelos artesãos.
Para ajudar no desenvolvimento do trabalho, o Sebrae local encaminhou para a Associação um profissional de designer, que criou novas peças voltadas para decoração, treinou os artesãos para melhorar o corte e o acabamento dos produtos.
As peças produzidas já ultrapassam a fronteira de Quixadá rumo ao mercado interno e externo. De acordo com a coordenadora da Associação, Everani Bezerra, os produtos já foram encaminhados para Portugal, Fortaleza, São Paulo, Roraima e Macapá. Além da participação em diversos eventos espalhados pelo País.
As informações são da Agência Sebrae de Notícias.
Gláucio José Araujo Vaz
Recife - Pernambuco - Produção de leite
postado em 24/04/2007
Parabens. O Sr. Paulo Holanda realmente é um grade empreendedor e suas ações só engrandencem o setor.