A capacitação será sobre manejo de ovinos na fase de cria e tem como objetivo apresentar tecnologias sobre cuidados sanitário e nutricional com os animais, desde a reprodução até o desmame.
Os cursos serão os primeiros do projeto Cordeiro do Cariri, desenvolvido pela Embrapa, em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil, Sebrae, UFC, Universidade Regional do Cariri (Urca), Incra e associações de produtores locais. O projeto mantém ações na região desde janeiro deste ano, com o objetivo de implantar um sistema modelo de terminação dos animais e garantir a produtores rurais de agricultura familiar os requisitos necessários para manutenção de ovinos de corte em condições sanitárias e de saúde adequadas para fornecer produtos cárneos de qualidade. Atualmente, cerca de 40 produtores já integram o projeto.
A perspectiva é de que pequenos e médios produtores possam se adaptar, ao longo dos próximos anos, às demandas do mercado local em termos de oferta, qualidade, preços e apresentação de produtos. Para isso, o projeto prevê a implantação de centros de terminação que ofertem animais padronizados para abate e a implantação de boas práticas de fabricação e processamento, garantindo futuramente aos consumidores produtos com segurança alimentar e selo de certificação.
As informações são de Adilson Nóbrega para a Embrapa Caprinos e Ovinos, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: