No projeto foram utilizados o óleo do pequi e a entrecasca do cumaru para a produção de queijos de coalho caprinos. De acordo com Selene Daiha Benevides, pesquisadora que lidera a pesquisa, "A Embrapa Caprinos e Ovinos já desenvolvia trabalhos com uso do orégano e pimenta no leite de cabra, mas esta iniciativa tem o diferencial de utilizar espécies do bioma caatinga".
A expectativa é contribuir com novas oportunidades de geração de renda aos produtores nordestinos e com o estímulo à exploração das ervas e frutas utilizadas para os queijos. "No Ceará, a atividade ainda carece de melhor organização e da existência de associações. Na safra do pequi, por exemplo, a colheita é feita muitas vezes a partir do chão. "O que se espera é que o uso das ervas e frutas nos queijos transforme também essa realidade", observa Selene.
As frutas e ervas dão um incremento nutricional nos queijos por conta da presença de antioxidantes no pequi e do potencial fitoterápico do cumaru. Em 2010, a perspectiva é de intensificar os experimentos com os queijos, para observar as características biológicas, físico-químicas, proteômicas, além de promover testes sensoriais, em supermercados de Fortaleza/CE e Sobral/CE para avaliar a aceitação dos produtos no mercado.
A reportagem é da Embrapa Caprinos e Ovinos, resumida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: