Promovida pela Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos (Acocece), em parceria com o Sebrae no Ceará, governo estadual e prefeitura municipal, a exposição, que acontece de 14 a 19 de agosto, chega à sua 31ª edição dando visibilidade e reforçando a importância socioeconômica da cadeia produtiva da ovinocultura e da caprinocultura do estado. A atividade representa uma importante alternativa na oferta de carne, leite, pele e derivados.
Nada menos que sete eventos paralelos ajudarão a movimentar Expocece: 4º Encontro de Caprinocultura do Estado do Ceará; 4º Leilão União da Raça; agenda técnica com dias de campo; Concurso de Raças Ovinas e Caprinas; Exposição de Artesanato da Agricultura Familiar; Feira da Agricultura de Quixadá; e Feira Agroecológica e Solidaria do Sertão Central. Estão previstas também palestras, oficinas e consultorias tecnológicas.
É o terceiro ano que a Expocece usa queijos gigantes como atrativo. Em 2010, o queijo, também de leite de cabra, pesou 120 kg; em 2011, chegou a 307 kg. Em 2012, os produtores querem surpreender com um queijo ainda maior: de 500 kg.
Para produzir um queijo desse tamanho, os agricultores familiares de Quixadá utilizam milhares de litros de leite caprino. O processamento leva pouco mais de oito horas. Ao final, seguindo a tradição, logo depois da pesagem o queijo é distribuído, democraticamente, entre os presentes.
As informações são da Agência Sebrae de Notícias, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: