A Embrapa Caprinos (Sobral-CE) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) firmaram convênio para financiamento do projeto que tem o objetivo de reconhecer a IG da Manta de Carneiro de Tauá.
Segundo o líder do projeto da manta de carneiro de Tauá, o pesquisador Evandro Holanda, a manta é um produto da gastronomia nordestina com amplas possibilidades de mercado, não apenas por suas características de sabor e nutritivas, mas também porque tem "a marca de um território, de um modo de produzir, de um povo e de suas tradições".
Entre os objetivos do projeto estão o cumprimento das condições para o requerimento do registro de IG e a descrição do processo de produção, processamento e comercialização da manta, visando delimitar a área de produção e as operações de processamento. Os produtores tradicionais também devem ser capacitados em boas práticas de fabricação, para a obtenção de produtos higiênicos e com melhor apresentação.
O projeto também visa validar o Sistema Agropecuário de Produção Integrada (Sapi) de Ovinos, do Ministério da Agricultura, já que a região de Inhamuns foi escolhida para piloto da instalação do Sapi no Brasil.
O sistema visa a certificação de origem, a segurança alimentar da população, a preservação do meio ambiente, a higiene e segurança no trabalho, a saúde e bem-estar animal, a rastreabilidade dos procedimentos, a viabilidade técnica e econômica, a integração da cadeia de clientes e fornecedores e a organização da base produtiva.
As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa.
Luiz F. A. Marques
Vitória - Espírito Santo - Pesquisa/ensino
postado em 05/06/2007
O requerimento de IG para a manta de carneiro é uma excelente notícia, que deve alavancar econômica e socialmente a região indicada. Sem falar no turismo, principalmente o gastronômico, como consequência natural do projeto que vai dar certo. Parabéns à Emprapa de Sobral e a todos os conveniados; este é um bom exemplo para muitas regiões do Brasil.