Teodoro ressaltou que o projeto trará grandes benefícios para as crianças, por conta do alto teor nutritivo do leite de cabra e também para alavancar a economia do setor de caprinocultura do Ceará. O parlamentar lembrou, que ações semelhantes já foram implantadas no município de Tauá e também em Sobral, onde no projeto "Cabra Nossa de Cada Dia" famílias carentes recebem uma cabra leiteira para ajudar na alimentação infantil.
O professor José Ferreira Nunes, do Curso de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (Uece) afirmou que a falta de incentivo é o principal problema do setor no estado. Ele disse que o Nordeste tem cerca de 9,6 milhões de cabeças de caprinos leiteiros e o Ceará tem o segundo maior rebanho, com 1,6 milhões de animais. "O Rio Grande do Norte tem um rebanho bem menor que o nosso, mas, graças a uma política de incentivos, produz oito mil litros de leite por dia enquanto a nossa produção é de 1,5 mil", diz o professor.
O presidente da Associação de Produtores de Caprinos Leiteiros do Ceará (Caprileite), Tufi Said, anunciou o fechamento de um acordo entre a entidade e o Governo do Estado, que distribuirá o leite para escolas, creches e hospitais de municípios com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH). Segundo ele, o programa contará com a participação de pequenos e grandes produtores e iniciará com a compra de 600 litros por dia.
As informações são da Coordenadoria de Comunicação Social da Assembléia Legislativa.
Envie seu comentário: