Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

CE: nascem os primeiros filhos de caprinos transgênicos

postado em 19/01/2011

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Nasceram recentemente nas instalações do Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução (LFCR) da Faculdade de Veterinária (Favet) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no Campus do Itaperi, os primeiros filhotes dos caprinos fundadores transgênicos para o Fator Estimulante de Colônia de Granulócitos humano (hG-CSF). Para este fato, os pesquisadores do LFCR realizaram a fecundação de cabras não transgênicas com sêmen do animal transgênico, e obtiveram o desenvolvimento de cinco cabras prenhes. Destas nasceram sete filhotes, sendo que quatro deles foram comprovados como transgênicos (dois machos e duas fêmeas).

Para o coordenador do LFCR, professor pesquisador Vicente José de Figueiredo Freitas, este foi um grande passo para formação de um futuro rebanho transgênico, secretando hG-CSF em seu leite e propiciando a possibilidade de produzir a proteína recombinante em escala comercial. Isto facilitará a posterior produção do medicamento, o qual poderá ser usado no tratamento de imunodeficiências.

Esta é mais uma comprovação do desenvolvimento que a Uece vem experimentando na área de pesquisa. Aliás, a sociedade científica internacional reconhece os resultados obtidos pelo grupo do LFCR e divulga foto do casal de caprinos na versão 2011 do calendário elaborado pela International Society for Transgenic Technologies (ISTT), sociedade sem fins lucrativos que agrupa as principais instituições e cientistas que trabalham na área de transgênese animal.

As informações são do Governo do Ceará, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade