Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

CE: participantes do projeto Cordeiro do Cariri promovem venda de animais

postado em 16/02/2012

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Produtores rurais do assentamento Acoci, em Campos Sales (CE), realizaram nesta quarta-feira (15) a venda de 27 animais do centro de terminação de ovinos em confinamento do projeto Cordeiro do Cariri, liderado pela Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE). Os cordeiros foram adquiridos por empresário local, que deverá destinar o lote para abastecimento de carne ovina em supermercados da região do Cariri cearense. O lote foi vendido por cerca de R$ 3,7 mil.

A avaliação de índices corporais, realizada ainda no assentamento, e o transporte dos animais até a propriedade rural do comprador foram supervisionados pelo pesquisador Fernando Henrique Albuquerque e o analista Leandro Oliveira, coordenadores do projeto. Nesta primeira venda, foram colocados à disposição animais de três produtores locais, que receberam capacitações sobre manejo em ovinocultura de corte e outros aspectos do sistema de produção, como o preparo de silagem.

A possibilidade de comercializar os animais, de forma coletiva, para novos mercados animou os produtores participantes. "É mais uma luz que se abre para todos nós. Agora temos a oportunidade de comércio, dependendo menos de atravessadores que trazem prejuízo", destacou Raimundo Nonato Santos, o "Ronaldo".

O projeto Cordeiro do Cariri mantém hoje dois centros de terminação de ovinos, um em Campos Sales e outro em Farias Brito (CE). Cada centro possui estrutura básica de sistema de produção, com a proposta de serem núcleos modelo para produção em agricultura familiar. No caso do lote de Campos Sales, os cordeiros passaram por 70 dias de confinamento, com resultados tidos como positivos pela equipe do projeto: alguns dos animais tiveram ganho de peso de mais de 300 gramas por dia.

As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

HERMEZIO SERRANO FILHO

Brasília - Distrito Federal - Instituições governamentais
postado em 23/02/2012

Como adquirir as informações técnicas a respeito do referido projeto e seus resultados.

Hermézio Serrano Filho
Zootecnista

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade