Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

CE: Projeto Aprisco alavanca ovinocaprinocultura

postado em 08/06/2006

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A ovinocaprinocultura começa a ser descoberta no semi-árido cearense e o que antes era uma atividade de subsistência, hoje é uma possibilidade concreta de geração de emprego e renda em vários municípios do estado. Tudo isso graças ao Projeto Aprisco (Apoio a Projetos Regionais Integrados e Sustentáveis da Ovinocaprinocultura), desenvolvido pelo Sebrae em parceria com várias instituições.

O Projeto Aprisco tem como objetivo desenvolver a criação de cabras, bodes e ovelhas no Nordeste brasileiro, região que concentra 69% do rebanho nacional. O país é o oitavo produtor mundial de caprinos e ovinos, com um rebanho de 24,6 milhões de animais.

No Ceará, os números já são animadores. Em um ano, o projeto conseguiu reduzir de 23,36% para 15,11% a mortalidade dos rebanhos atendidos. Os dados foram computados a partir de uma pesquisa realizada com produtores das regiões do Jaguaribe, Cariri, Sertão Central, Inhamuns, Norte, Centro Sul e Metropolitana.

De acordo com informações de Ana Lúcia Machado para a Agência Sebrae de Notícias, foi registrado também um crescimento de 21,85% no número de cabeças já na primeira fase do projeto. Na segunda etapa, o aumento foi de 29%. A meta é chegar, ao final de 2006 com um incremento de 30% no rebanho. Atualmente, 930 produtores de 38 municípios participam do projeto Aprisco.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade