De acordo com o caprinocultor Beto Macário, responsável pela articulação dos produtores de leite de cabra e pela fabricação do queijo gigante, foram necessários 1,2 mil litros para superar a marca recorde conquistada por eles na última exposição. Segundo o criador, Quixadá está dando importantes passos para se transformar no maior produtor de leite de cabra do Ceará. Hoje, eles produzem 600 litros por dia. A meta é duplicar a produção nos próximos 12 meses. Eles pretendem dobrar o tamanho do recorde na próxima edição da Expocece.
Figura 1 - Degustação do queijo de leite de cabra.
Mais de 500 criadores participaram da exposição. O número de visitantes superou o do ano passado, mas não chegou ainda aos 50 mil esperados. Um dos mais experientes criadores do Estado, Aurir Almeida, ficou satisfeito com os resultados. "A Expocece é uma incontestável prova da nossa vocação pecuária", comemora. Para ele, quando o Ceará sair do risco médio com vacinação para o livre, a ovinocaprinocultura regional se fortalecerá ainda mais.
O movimento no parque de exposições da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Ceará (Acocece) vai ser ainda maior, avalia Almeida. A Acocece comemora os excelentes resultados econômicos conquistados na exposição. Pelos cálculos da analista do Sebrae, Fabiana Gizele da Costa, o II Leilão União de Raça superou a marca de R$ 500 mil. Morada Nova, Boer, Dorper e Anglonubiano foram as espécies mais procuradas. Segundo ela, o sucesso está associado ao excelente padrão genético dos animais. Quixadá se destaca no cenário estadual. Hoje, o rebanho local supera a casa das 50 mil cabeças.
A reportagem é do Diário do Nordeste, resumida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
Anisio Ferreira Lima Neto
Teresina - Piauí - Pesquisa/ensino
postado em 22/08/2010
Parabéns! Desta forma se promove a valorização do Leite de Cabra, pois é um alimento de altissima qualidade e sub-utilizado pela grande maioria dos brasileiros, em especial os Nordestinos. Mas o sertão do Ceará dá um exemplo de união e apoio a caprinocultura leiteira.
Anisio Lima Neto
Med. Veterinario