Ao observar a estrutura montada para a Residência, Nelson propôs que, além da capacitação a ser ministrada para os estudantes de escolas estaduais profissionalizantes e agrícolas, seja montado um plano para treinamento de professores das escolas rurais, agentes rurais e técnicos de assistência técnica e extensão. "A parceria com a Embrapa nessas capacitações será fundamental, por conta de seu alto nível na construção de conhecimentos e inovações tecnológicas. Para atingirmos um patamar de desenvolvimento rural sustentável, precisamos de uma assistência técnica de qualidade, tecnologias e qualificação", destacou o secretário.
À tarde, o chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, Evandro Holanda Júnior, apresentou aos visitantes perspectivas de aproximação entre Embrapa e Governo do Estado para disponibilizar tecnologias para agricultores familiares. Para Evandro, há possibilidades da Embrapa colaborar na implantação de núcleos de melhoramento genético (já em implantação com o programa Rota do Cordeiro, em parceria da Embrapa com SDA) e na distribuição de minibibliotecas e material informativo junto aos escritórios da Ematerce e de associações de produtores.
Nelson Martins também demonstrou interesse em colaborar em projeto da Embrapa para elaboração de modelo de pagamento de serviços ambientais, no âmbito do programa estadual São José III, que, segundo ele, incluirá caprinocultura e ovinocultura entre as cadeias produtivas prioritárias no Ceará.
À tarde, a Embrapa Caprinos e Ovinos recebeu o prefeito Clodoveu Arruda e a secretária de Agricultura e Pecuária de Sobral, Luíza Barreto, para discussão sobre o apoio da SDA ao programa de incentivo à ovinocultura de corte em Sobral, a ser desenvolvido pela Prefeitura com apoio da Embrapa. Também participou desta reunião a pesquisadora Helenira Ellery, da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE).
As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: