Hoje, contudo, o Cabra Nossa apresenta uma nova feição. A criação de cabras é tratada como uma reserva de recursos para o homem do campo, por meio da produção de leite e de carne.
O projeto funciona com a doação de cabras leiteiras para que as famílias utilizem o leite na alimentação das crianças. Cada família recebe uma cabra prenhe ou parida. Em um período de dois a três anos, deve devolver ao projeto duas cabritas que serão encaminhadas para outras famílias. Atualmente, participam do projeto 18 comunidades, com 305 famílias e 515 crianças. Algumas famílias já formaram um rebanho particular a partir do primeiro animal que receberam. O rebanho destas comunidades soma 1.025 animais.
O criador do projeto e pároco da igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, padre João Batista Frota, explica que a perspectiva é transformar as comunidades em pólos de desenvolvimento. Algumas já caminham nesta direção.
Segundo o padre João Batista Frota, entre os benefícios obtidos com o projeto estão a redução das doenças, da desnutrição e da mortalidade infantil; o crescimento do espírito comunitário e a recuperação da auto-estima e de iniciativas para a melhoria de vida da comunidade.
As informações são da Embrapa caprinos e ovinos, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.
Ivanilson Pires de Menezes
Cabrobó - Pernambuco - Produção de caprinos de leite
postado em 07/03/2009
Tenho muito interesso em conhecer o trabalho de vocês.