"Gostaria de complementar as dúvidas dos produtores e colegas dizendo que o grau Famacha não tem boa correlação com o OPG e isto acontece porque quando se utiliza o método Famacha, ou seja, o controle seletivo dos animais, vermifuga-se geralmente, a cada passagem no tronco, no máximo, em torno de 30% de animais do lote.
Isso resulta na possibilidade de sobrevivência de outros vermes que somem quando se vermifuga os animais frequentemente, tais como Cooperia, Oesophagostomum e Trichostrongylus. Esses vermes são menos patogênicos do que Haemonchus e produzem ovos como Haemonchus, então, no resultado do OPG, é muito difícil identificar pelos ovos esses gêneros, necessitando então do exame da coprocultura (a cultura das fezes para poder haver a eclosão das larvas que podem ser identificadas por um técnico treinado, pois as diferenças entre elas são extremamente sutis).
Resumindo, OPG alto não necessáriamente é sinal de perigo, pois o OPG pode estar elevado devido à presença de ovos de outros vermes que não Haemonchus, e que não são tão perigosos. Os sintomas que esses outros vermes podem apresentar é diarreia e perda de peso, pêlos arrepiados e sem brilho, sintomas facilmente identificáveis em uma ida dos animais ao tronco.
Por causa disso, recomendo que, ao examinar os animais no tronco, outras condições sejam verificadas para a tomada de decisão para a vermifugação, além da mucosa, tais como: baixa condição corporal, pêlos arrepiados e sem brilho (deslanados) ou lã caindo (lanados), presença de diarreia (bunda suja!).
A ida dos animais ao tronco para verificação da mucosa ocular (Famacha), é importante para se verificar também as seguintes condições (outras doenças) que deverão ser convenientemente tratadas:
- outros vermes (por meio da baixa condição corporal, pelagem e presença de diarreia);
- conjuntivite;
- mastite;
- linfadenite;
- foot rot (podridão dos cascos);
- ectima contagioso;
- bicheiras, (e outras doenças...).
Abraços,
Cecília"
Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.
leofar cámera
salto - salto - Uruguai - ingeniero agrónomo-producción ovina
postado em 09/08/2010
Estimada Cecilia: en conteos de OPG superiores a 1000, la correlación de Famacha y OPG tiende a ser más Alta. Deberíamos tener en cuenta el "Poder Biótico" de Haemonchus frente a los otros Vermes: posturas diarias /hembra superiores a 8000 huevos, frente a los otros que no superan los 300/400.
Salu2
Ing.Agr. Leofar Cámera
CLU - Salto -Uruguay