Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Chile: produtores criam modelo de trabalho associativo

postado em 04/06/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Chile (Indap), pecuaristas da região de La Araucanía melhoraram índices de produtividade e qualidade da carne, alcançando melhores preços apesar de flutuações de mercado. Essa região apresenta um grande potencial produtivo para o desenvolvimento do setor ovino, com 277 mil cabeças, das quais 90% estão nas mãos de agricultura familiar.

Frente a essa realidade e ao emergente dinamismo que o setor projeta, o Indap, através de seus instrumentos de fomento - como assessoria técnica, apoio em infra-estrutura, melhoramento de pastos, entre outros -, está desenvolvendo diversas ações orientadas a melhorar os índices produtivos dos criadores de ovinos, além de consolidar um modelo de trabalho associativo.

O diretor nacional do Indap, Hernán Rojas, reafirmou o compromisso do Governo de potencializar o desenvolvimento do setor, como uma alternativa rentável de receita para a agricultura, especialmente nesse período de crise econômica.

"Aqui, os produtores estão trabalhando associativamente; hoje, estão produzindo mais e melhor e, fundamentalmente, estão vendendo melhor. Esta é uma forma de intervenção concreta que nós estamos impulsionando para poder enfrentar a crise financeira, gerando negócios e criando empregos para as famílias do campo".

"O Governo também está apoiando os agricultores com acesso a novas tecnologias, que já estão sendo utilizadas no desenvolvimento pecuário. Essas ferramentas permitem entregar informação oportuna aos produtores para que possam tomar decisões relacionadas com a comercialização, alimentação estratégica do gado e melhoramento reprodutivo. Isso permite otimizar a rentabilidade do setor e melhorar as receitas das famílias rurais", disse o diretor regional do Indap, Andrés Montupil.

Devido à alta demanda do mercado, os produtores estão trabalhando associativamente para obter melhores preços na venda de seus produtos; melhorar a qualidade da carne e poder comercializar sua produção a nível nacional e internacional.

A reportagem é do Australtemuco.cl, traduzida e adaptada pela equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade