Nos dois primeiros meses da atual safra (julho e agosto), a porcentagem de lã super-fina representa 82%. No mesmo período, os embarques de lã da Austrália à China, de todas as finuras, cresceram 54%.
Esses dados foram compilados pelo Secretariado das Indústrias de Lã da Austrália (AWIS, da sigla em inglês) e pelo Conselho de Exportadores de Lã da Austrália.
"O grande aumento que ocorreu entre janeiro e agosto desse ano é consequência da redução dos embarques da lã à Itália no mesmo período", disse o porta-voz do AWIS, Peter Morgan. O motivo disso tem sido o maior custo ou simplesmente a indisponibilidade de seguro de crédito cobrindo os negócios de lã com a Europa e dentro da Europa, como consequência da crise financeira global há 12 meses.
Os embarques de lã à Itália caíram para somente 2% nesse período, ao invés de 8,9% que tinha sido a porcentagem no mesmo período da safra de 2007/08, 8,2% na safra de 2006/07 e 9,9% na safra de 2005/06.
A Itália tem sido tradicionalmente o cliente número dois da Austrália, mas agora foi superada pela Índia, que recebeu em julho e agosto 11,2% dos embarques da Austrália, seguido por Coreia do Sul e Taiwan.
A reportagem é do Wool Patagonia, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: