Cinco décadas após a fundação, as exportações brasileiras de couro saltaram de 19 mil toneladas embarcadas em 1956, para 400 mil toneladas exportadas no ano passado.
Técnicos, profissionais e representantes de instituições parceiras também receberam homenagens por terem contribuído com o crescimento do setor. A gestora nacional da carteira de Couro e Calçados do Sebrae, Anna Patrícia Teixeira, foi uma das homenageadas. "Trabalhamos para continuar essa parceria e pretendemos beneficiar todas as cadeias produtivas envolvidas, que vão desde a aquicultura, animais silvestres e ovinocaprinocultura", afirmou.
O Sebrae, em parceria com o CICB, desenvolveu o Programa Brasileiro da Qualidade do Couro (PBQC) para aprimorar a qualidade do couro bovino e caprino brasileiro. De 2004 para 2006, o PBQC capacitou 58.341 produtores, profissionais, universitários e estudantes de escolas técnicas de 23 estados do país.
Uma das grandes conquistas do setor foi a lei nº 11.211, aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também conhecida como 'Lei do Couro', está em fase de regulamentação. A nova legislação vai valorizar a matéria-prima couro, além de proteger o consumidor, que saberá a autenticidade e procedência do produto.
As informações são de Regina Xeyla, da Agência Sebrae de Notícias.
Envie seu comentário: