Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

CNA busca padronizar abatedouros de ovinos e caprinos

postado em 24/11/2010

2 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deve disponibilizar ainda neste ano um modelo padronizado de planta para a construção de abatedouros de caprinos e ovinos em todo o país. Essa decisão atende a um antigo pleito desse setor e foi discutida nesta terça-feira (23/11) na reunião da Comissão Nacional de Caprinos e Ovinos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.

Segundo o presidente da comissão, Edilson Maia, a medida é um importante passo para oferecer ao consumidor produtos certificados e inspecionados, garantindo segurança alimentar. "Isso certamente vai estimular a formalização da cadeia produtiva e o aumento da oferta", destacou Maia.

Maia destacou que esse foi um dos principais ganhos para a cadeia produtiva em 2010. No entanto, reconheceu que ainda há muitos gargalos a serem enfrentados pelo setor que foram abordados na reunião da comissão. Um dos desafios para possibilitar o desenvolvimento da atividade é promover a capacitação de profissionais para atuar no segmento. Na sua avaliação, a demanda por produtos derivados de caprinos e ovinos tem sido cada vez mais demandados e o país deve estar preparado para atender as exigências do mercado consumidor. Segundo ele, o Brasil tem um rebanho de 26 milhões de animais, dos quais 16 milhões de ovinos e 10 milhões de caprinos. Outro tema discutido no encontro foi a desoneração de impostos sobre os insumos.

As informações são da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

carlos gilberto gindri

Coxim - Mato Grosso do Sul - Distribuição de alimentos (carnes, lácteos, café)
postado em 30/11/2010

Vamos ver se a ovinocultura chega a alguma lugar agora, a dois anos o consumo aumentou, o preço está melhorando e o produtor rural fica sem opção de aumentar seu criatório por falta de abatedouros, enquanto isso, a importação está em alta. Os uruguaios e argentinos estão achando bom. Carlos.


Júlio César Ferreira Carneiro

Manaus - Amazonas - Produção de ovinos
postado em 04/12/2010

Penso que a solução deva ser a construção de pequenos abatedouros. com inspeção municipal e estadual, menos burocracia e o escoamento da produção é certo. Júlio César Carneiro

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade