Segundo o presidente da comissão, Edilson Maia, a medida é um importante passo para oferecer ao consumidor produtos certificados e inspecionados, garantindo segurança alimentar. "Isso certamente vai estimular a formalização da cadeia produtiva e o aumento da oferta", destacou Maia.
Maia destacou que esse foi um dos principais ganhos para a cadeia produtiva em 2010. No entanto, reconheceu que ainda há muitos gargalos a serem enfrentados pelo setor que foram abordados na reunião da comissão. Um dos desafios para possibilitar o desenvolvimento da atividade é promover a capacitação de profissionais para atuar no segmento. Na sua avaliação, a demanda por produtos derivados de caprinos e ovinos tem sido cada vez mais demandados e o país deve estar preparado para atender as exigências do mercado consumidor. Segundo ele, o Brasil tem um rebanho de 26 milhões de animais, dos quais 16 milhões de ovinos e 10 milhões de caprinos. Outro tema discutido no encontro foi a desoneração de impostos sobre os insumos.
As informações são da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), adaptadas pela Equipe FarmPoint.
carlos gilberto gindri
Coxim - Mato Grosso do Sul - Distribuição de alimentos (carnes, lácteos, café)
postado em 30/11/2010
Vamos ver se a ovinocultura chega a alguma lugar agora, a dois anos o consumo aumentou, o preço está melhorando e o produtor rural fica sem opção de aumentar seu criatório por falta de abatedouros, enquanto isso, a importação está em alta. Os uruguaios e argentinos estão achando bom. Carlos.