Segundo o presidente da Comissão da CNA, Edílson Maia, apesar de iniciativas pontuais em busca de novas tecnologias, como o melhoramento genético, a criação de ovinos e caprinos ainda apresenta processos primitivos de produção. "Embora haja gargalos produtivos, observamos oportunidades de mercado ligadas ao estímulo à demanda tradicional e a um novo perfil de consumo, mais sofisticado, baseado em cortes de maior valor agregado", argumentou.
Maia chamou atenção ainda para levantamento da CNA que revela o crescimento do ritmo das importações de carne de ovinos. Em 2004 foram importados cerca de 3,1 milhões de toneladas, já em 2006 esse montante saltou para 7,2 milhões de toneladas.
De acordo com informações da Agência CNA, a Comissão Nacional de Ovinocaprinocultura definiu ações estratégicas como a realização de um diagnóstico aprofundado sobre a cadeia produtiva; o estímulo à implantação de programas de melhoramento genético e de sanidade; melhoria no manejo dos rebanhos; organização da produção de carnes e lácteos; além da criação de convênios com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para realizar estudos sobre o setor e desenvolver programas de capacitação.
Maria Selma P. de Andrade Hage
Novo Repartimento - Pará - Produção de caprinos de corte
postado em 07/09/2007
Excelente! É importante a demonstração e a preocupação de incentivo à criação, melhorando a cadeia produtiva e dando alternativas para diversificar a criação, principalmente para o pequeno produtor rural. Adoro carne de carneiro e pretendo iniciar uma criação com uso de biotecnologia. Um grande abraço.