Técnicos da Embrapa, que participaram da reunião, apresentaram, cada um em seu setor, tecnologias para promover a sustentabilidade nas diversas cadeias produtivas. Eles vão à campo para colher informações que servirão de base para o "Estudo comparativo das práticas convencionais de cultivo agricola e às de baixa emissão de carbono", coordenado pela CNA.
Segundo Camila Sande, assessora da CNA e coordenadora do Projeto ABC Capacitação, a segunda fase vai mostrar os benefícios da agricultura de baixo carbono ao produtor rural. "Estamos conseguindo alavancar os acessos aos recursos do Programa ABC e agora precisamos mostrar a rentabilidade do programa", afirmou. Serão realizadas capacitações de técnicos, agentes bancários e produtores rurais, mas a agenda ainda não foi definida.
Projeto ABC Capacitação
O Projeto ABC Capacitação é uma iniciativa da CNA em parceria com a Embaixada Britânica e com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Banco do Brasil.
No primeiro semestre de 2012, foram realizados seminários de capacitação em Técnicas de Agricultura de Baixo Carbono em todos os Estados do Brasil. Participaram dos Seminários os técnicos das Federações da Agricultura e Pecuária dos Estados, técnicos das Administrações Regionais do SENAR, extencionistas, técnicos agrícolas, empresas de projeto, agentes bancários, associações, cooperativas e outros representantes da sociedade rural brasileira.
Esses técnicos foram capacitados a orientar produtores rurais de todo o Brasil sobre as técnicas e linha de financiamento da agricultura de baixa emissão de carbono em suas propriedades.
A implantação de projetos de agricultura de baixo carbono nas propriedades rurais ajudará o País a cumprir os compromissos assumidos na 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 15), de redução significativas das emissões de gases de efeito estufa geradas pela agropecuária.
As informações são da CNA, adaptadas pela Equipe AgriPoint.
HERMEZIO SERRANO FILHO
Brasília - Distrito Federal - Instituições governamentais
postado em 13/07/2012
Prezados,
Inicialmente, parabenizo pelas iniciativas, pois o referido tema é um dos mais importantes no contexto atual, porém mal divulgado.
Sou zootecnista e venho do serviço de extensão rural de Rondônia. E hoje sou chefe de gabinete da Deputada Federal Marinha Raupp.
Nesse sentido, como participar das discursões e cursos a respeito do "Projeto ABC"?
Que materiais, estudos técnicos e projetos de pesquisa tem a CNA?
Parabens e coloco-me à disposição
HERMÉZIO SERRANO FILHO