“Bom dia colegas. Eu já estou na área da ovinocultura mas pretendo fazer uma pastagem com o capim vaqueiro. Hoje não trabalho com pastejo rotacionado e vejo que isso é uma grande desvantagem quanto ao controle de verminose. Por isso, gostaria de trabalhar uma área com o capim vaqueiro para fazer a rotação.
Mas a minha pergunta é: como trabalho com o pastejo rotacionado? Qual é a quantidade de animal/ha que posso colocar por piquete? Quantos dias os animais devem ficar em cada piquete?
Eu tenho uma criação de ovinos para corte. A base das minhas matrizes é a raça Santa Inês mas já tenho uma boa parte 1/2 sangue Dorper, White Dorper e Ile de France.
Obrigada”.
Compartilhe sua experiência! Participe deixando o seu comentário no box abaixo!
Lucas Thaler
Treze Tílias - Santa Catarina - Médico Veterinário
postado em 02/07/2013
Bom dia...... a forma mais simples e prática para tomar uso de pastagens em sistema rotacionado, é partir da idéia de que "teoricamente" pode se usar uma lotação de até 80% maior que pastejo normal.... ou seja... normal: 10 ovinos/ha e rotacionado: 18 ovinos/ha.
Ja a quantidade de dias que o lote permanece no piquete depende da altura e estado vegetativo da pastagem.... recomenda-se a retirada dos animais quando a pastagem se encontra 50% abaixo da altura de entrada dos animais.
A quantidade de piquetes é determinado pelo tempo que a pastagem ja pastejada demora para se encontrar em altura de entrada rercomendada....aprox 30 dias..... quando o lote se encontrar do 25° ao 30° piquete, o primeiro piquete estará em ponto de pastejo. Esta prática é muito variável devido fatores climáticos....
O tamanho dos piquetes no seu caso voce terá que manejar dependendo da área disponível e da quantidade de animais no seu plantel...
Espero ter ajudado.....