"Estou com um problema que tudo indica ser ceratoconjutivite. Estive lendo um artigo do Daniel de Araújo Souza (Prevenindo casos de ceratoconjuntivite) e os sintomas são os mesmos, só que neste artigo ele não diz a forma de tratamento e eu gostaria de saber o que fazer. Tenho 8 ovelhas com os sintomas, uma está com opacidade nas duas córneas e as outras em vários estágios já estão isoladas do restante do rebanho.
Aguardo contato o mais breve possível para que eu possa iniciar o tratamento.
Um abraço,
João Gualberto"
Participe contando a sua experiência e contribua com a dúvida do leitor!
Equipe FarmPoint
Jordana Andrioli Salgado
Curitiba - Paraná - Ovinos/Caprinos
postado em 17/11/2011
Eu recomendo retirar os animais de áreas que contenham muita poeira, e diminuir a lotação animal. Se na propriedade for utilizado o método Famacha, suspender por alguns dias, pois pode disseminar a doença.
Como tratamento: realizar a limpeza prévia dos olhos com solução fisiológica (pode ser um pouco gelada) para retirar secreções. O ideal seria fazer um swab dos olhos e submeter a um exame de antibiograma para saber qual o antibiótico eficaz. Na impossibilidade desse exame, a oxitetraciclina tem funcionado bem, aplicar injetável ( Terramicina LA), uma única dose, e aplicar spray ocular (Terra-Cortril). O spray deverá ser usado com cautela, aplicado a 15 cm dos olhos para não lesar a córnea do animal. As pessoas deverão realizar os procedimentos com as mãos limpas e utilizando luvas.