- Atualmente os preços do milho e da soja estão elevados e os produtores estão sentindo os custos da dieta dos seus animais pesarem no orçamento, fato que dificulta a terminação dos animais no confinamento.
- De acordo com a Emater/RS, o rebanho ovino gaúcho em geral continua perdendo peso corporal devido à reduzida oferta e à baixa qualidade das forrageiras, principalmente os animais mantidos exclusivamente em pastagens naturais. No entanto, os animais que estão em pastagem cultivada, especialmente nas áreas com pastagens anuais mais cultivadas no Estado, que são aveia e azevém, ou recebendo suplementação alimentar processadas, como fenos, rações ou concentrados, apresentam bom desenvolvimento corporal. Por outro lado, as condições sanitárias dos animais são muito boas, pois o inverno com pouca umidade dificultou a proliferação de parasitas e moléstias, porém, os produtores continuam mantendo o monitoramento e o controle das verminoses.
- Nesta época de final de inverno, o que preocupa os criadores do Rio Grande do Sul são as reduzidas condições nutricionais das matrizes, principalmente as com cordeiro ao pé, pois sua limitada capacidade de aleitamento pode comprometer o desenvolvimento dos cordeiros.
- Em contato com produtores do Centro-Oeste realizado Equipe FarmPoint, os produtores disseram que a oferta de animais está baixa devido o período de estiagem que assola a região. "A expectativa é de melhorias a partir do mês de outubro", disse um ovinocultor.
- Um informante cearense frisou que devido a seca, os produtores estão se desfazendo dos rebanhos e com isso, os preços estão de R$ 2,50 a R$ 3,50. "Mais uma vez a agricultura familiar desorganiza o mercado" completou ele.
E você produtor de ovinos? Como estão as expectativas para a safra de cordeiros que se aproxima? Como você se preparou para ofertar os seus animais para o mercado?
Participe deixando o seu comentário! O FarmPoint agradece desde já a sua participação!
Equipe FarmPoint
Jairo Bandeira
Amaral Ferrador - Rio Grande do Sul - Revenda de produtos agropecuários
postado em 17/09/2012
Bela iniciativa este espaço da Farmpoint. Com certeza colaborará significativamente para o desenvolvimento e organização da ovinocultura.
Importante trabalhar com fases. Alguém especializa-se em matrizes e outro com a terminação. Particularmente, tenho interesse em adquirir cordeiros no RS desmamados com 60 dias.